terça-feira, 20 de setembro de 2011

1a Expedição do PNPD - Porifera (desdobramentos)

20 Set 2011 - Chegada ao Rio, início da triagem e curadoria do material trazido na bagagem. A planilha de campo será importada no banco de dados em File Maker Pro da coleção MNRJ de poríferos. Os espécimes estão sendo transferidos para frascos de volume adequado, completados com etanol 80%. O material para estudo de variabilidade genética já foi entregue à Profa. Dra. Gisele Lôbo Hajdu (UERJ). Falta agora a Itapemirim (ITEX) acusar a chegada do material despachado de Maceió em 15 Set.

Recebido o resumo de André F. Bispo da Silva e colaboradores, para revisão e posterior envio para o XXIX Congresso Brasileiro de Zoologia. O mesmo trata de novos registros de poríferos para o ecossistema recifal de Praia do Francês, e esperamos poder incluir ainda alguma espécie obtida nestas últimas coletas. Infelizmente, o prazo de submissão encerra-se no final do mês, quando o trabalho de identificação certamente não estará concluido ainda.

Paralelamente, vamos avançando com a segunda publicação de Victor R. Cedro e colaboradores, que deverá incluir algumas novas espécies de poríferos obtidas nos recifes do Município de Maceió. A primeira publicação decorrente do projeto de mestrado de Victor pode ser obtida no link http://www.biotaneotropica.org.br/v11n1/pt/fullpaper?bn02411012011+en.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Algum comentário?