terça-feira, 1 de abril de 2014

2a Expedição do PNPD - EXpedição POríferos do CE e RN (EXPO-CERN)

27 Mar 2014 -  Partimos do Rio de Janeiro, Eduardo Hajdu, Mariana Carvalho, Sula Salani, Camille Leal e Baslavi Cóndor, e de Alagoas, André Bispo. Destino: Fortaleza. As moças, rumaram para a residência dos Salani Mota - sim, Sula Salani é uns 70% cearense. Eduardo e André iniciaram a saga, literalmente. Aeroporto - LABOMAR, para buscar os cilindros de mergulho. LABOMAR - Mar do Ceará (operadora de mergulho). Mar do Ceará - Choppicanha (que ninguém pe de ferro!). E finalmente, Choppicanha - hotel. Nem tempo para foto sobrou ...

28 Mar 2014 - No planejamento original era o dia de Dois Coqueiros. Na prática, foi o dia dos acertos para poder encarar a viagem à Trairí, onde tínhamos planos de amostrar as praias de Mundaú e Flecheiras. Só conseguimos sair de Fortaleza já quase escurecendo, após buscarmos os cilindros cheios na casa de Marcus Davis (da Mar do Ceará), bombona e marfinites na sede do ItEX (Itapemirim Express), mantimentos no Assaí e Mercado São Sebastião, e após uma boquinha no Habib's.

Retirando nossa carga na ItEX - draga, chumbos de mergulho, potes de coleta, caixa de livros, etc ... Prenúncio do que enfrentaria nossa carroça.

Chegada à Faculdade de Química para uma visita ao LAFIPLAM (Laboratório de Análise Fitoquímica de Plantas Medicinais - https://www.facebook.com/lafiplam.ufc), da Profa. Otília Deusdênia Loiola Pessoa, que juntamente com o Prof. Edilberto Rocha Silveira, manifestaram interesse no estudo da química de produtos naturais das esponjas obtidas na EXPO-CERN.

Visita à coleção de poríferos do LIMCE (Laboratório de Invertebrados Marinhos do Ceará/UFC). Percebemos que o material precisa de um pouquinho de "esforço taxonômico", mas no momento não há no LIMCE quem queira se dedicar a tão belos animais.

Para a posteridade: equipe e carroça em frente à entrada do Campus do PICI (UFC), onde acabáramos de visitar o LAFIPLAM e o LIMCE.

Mantimentos para dois dias e 1/2 na Praia de Mundaú! A dieta dos pesquisadores consistiu de pizzas, macarronada, churrasco, baião de dois, filé de beijupirá, cuscus, tapioca, sanduiches, etc ... O que pegava eram os almoços às 17:00h, após nossas quatro horas diárias dentro d'água.

Carroça apertada, mas divertida. Banco de trás = dormitório. Reparem na tralha! Seriam muitas e muitas linhas para tentar enumerar tudo que socamos na carroça. Destaque para os seis cilindros de mergulho, cinco coletes e cinco reguladores, isoporzão para manter esponjas no gelo, três mafinites, duas bombonas, sete malas ou mochilas, etc ... Nos entregaram a Kombi com 30 libras de pressão nos pneus. Não dava para manobrar a jamanta! Dpois ue colocamos 35 na frente e 50 atrás, ela começou a obedecer um pouquinho melhor.

Eduardo Hajdu se esforça para produzir um sorrizinho de Monalisa, pois o dia FOI PUXADO, e ainda vinha chão pela frente.  Na linha de frente da carroça, Eduardo e Camille, à frente da câmera, e Sula atrás. Com muito embalo e vento de pôpa, até que a carroça beirava os 100km/h! Um torpedo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Algum comentário?