1º dia de expedição: contatos em Fortaleza no intuito de contratar embarcação para o cruzeiro em alto-mar. Saímos às 10:00h ciceroneados pelo Sr. Jac Nogueira da empresa MARIMAR, que nos conduziu ao estaleiro INACE para que conhecêssemos a embarcação Tropicaliente. Esta embarcação de 35 m de comprimento já portou guincho no passado, mas a instalação deste equipamento agora implicaria em cerca de 30 dias de tramitação na Capitania para regularização da nova configuração. Essa informação foi uma tremenda ducha de água-fria para nós. Mas uma, depois de tantas ... De todos modos, a diária padrão da Tropicaliente é de R$12.000,00, afora diesel, água, guincho, etc ..., o que estava muito fora de nosso pressuposto contingenciado. Assim, pareceu-nos mais que apropriado conhecer outras embarcações, menores, e de custos mais baixos de locação. Sugeriu-nos então o Sr. Nogueira que fôssemos a um estaleiro menor na Barra do Ceará, onde se encontram diversas embarcações menores da Marimar, bem como outras ainda menores que poderiam ser agenciadas pela empresa TSN.
Isso remete a outra questão que não nos havia ocorrido. As tripulações destas embarcações são contratadas na base de 15 dias em mar, onde podem ser solicitadas 24/7, e 15 dias em terra. Em resumo, não existe tripulação contratada por diária, a menos que se compartilhe o custo mensal mínimo com outros interessados. Contratar uma tripulação por todo este período estava absolutamente fora de nossas possibilidades de recursos contingenciados. Assim, só conseguiríamos empreender nosso cruzeiro caso encontrássemos uma "sobra de contrato". Até com embarcações em São Luis (MA) nós verificamos essa possibilidade... sem sucesso.
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Embarcação Tropicaliente da Marimar, preparada para receber um guincho centralizado em popa, que atenderia perfeitamente nossas necessidades de acesso ao Bancos Canopus e Aracati. Os recursos que economizamos ao longo de 2015 não alcançariam dois dias de aluguel desta embarcação. |
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Sala de comando da embarcação Tropicaliente. |
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A Tropicaliente foi utilizada para transporte de passageiros, mas esse espaço interno climatizado poder ser facilmente convertido em camarotes para abrigar pesquisadores. |
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Espaço interno da Tropicaliente já convertido em camarotes. |
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Popa da Tropicaliente mostrando amplo espaço para trabalhos no convés, e a base centralizada para fixação do guincho. |
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Sala de máquinas da Tropicaliente. Como exigido em "offshore", são dois motores e dois geradores plenamente funcionais. A temperatura aí beira o SURREAL, e reparem que os motores estavam desligados! |
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Eduardo, Sr. Nogueira, e as doutorandas Camille e Cristiana, concluindo a visita à Tropicaliente. |
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Eduardo, Cristiana e Camille na proa da Tropicaliente. |
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Vejam quem estava ao lado da Tropicaliente! O Ciências do Mar I da FURG (Universidade Federal do Rio Grande). A embarcação ainda não está 100% pronta para sair, mas de todos modos, por sugestão do Sr. Gil Bezerra, Presidente do Estaleiro INACE, contatamos a FURG (Prof. Dr. Danilo Calazans), na esperança que pudéssemos unir o útil ao agradável. Por coincidência a embarcação está no Ceará, onde a necessitávamos, e haverá necessidade de uma saída piloto para testar o funcionamento de todos os sistemas a bordo. Infelizmente, segundo o Prof. Calazans, o Ciências do Mar I não sairá ao mar antes de Junho. |
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Sala de comando do Marimar 14, de 25 m de comprimento, com diária de aluguel na faixa de R$8.000,00, já um pouco mais de acordo com nosso pressuposto. Com um pouco de ginástica conseguiríamos emplacar três diárias. |
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